Se você é praticante de musculação ou de outra modalidade de exercício físico, provavelmente já ouviu algo a respeito do Whey Protein. Esse suplemento é um dos mais conhecidos e consumidos ultimamente.
Mas, quais são os benefícios do Whey Protein? Quem pode consumir esse suplemento? São inúmeras as perguntas relacionadas ao suplemento que ganhou a mente dos atletas e praticantes de exercícios físicos.
Em vista disso, preparamos este post para citar alguns dos benefícios desse suplemento.
O que é o Whey Protein?
Whey Protein é um suplemento produzido por meio da extração da proteína do soro do leite. Assim, é composto pelas proteínas alfa-globulina e betaglobulina. Essas características fazem com que o Whey Protein seja um suplemento de fácil digestão e absorção.
Ainda, é importante mencionar que o Whey Protein é uma fonte completa de proteína, pois possui aminoácidos essenciais que o corpo precisa para a construção e reparação de tecidos.
Atualmente, existem três versões diferentes do suplemento no mercado:
- Whey Protein isolado – com alto teor de proteínas e baixa quantidade de carboidratos e gorduras. Esta versão, por ser mais filtrada, é mais indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose
- Whey Protein concentrado – essa versão contém lactose e em comparação as outras versões, possui um menor teor de proteína. Contudo, a quantidade de proteína encontrada em um bom Whey concentrado é em média 80% da quantidade do produto na embalagem. O que torna esta versão uma ótima escolha com um ótimo custo-benefício.
- Whey Protein hidrolisado – tem um alto teor de proteína e baixa quantidade de carboidratos e gorduras. Esta versão se diferencia das demais pois sua absorção se dá de forma mais rápida pelo organismo.
O que são proteínas?
As proteínas são moléculas essenciais para os humanos, visto que atuam na construção e reparação de tecidos, atuam na defesa do organismo, na comunicação entre as células, no transporte de substâncias, na movimentação e contratação muscular e atuam como catalizadores de reações químicas.
O que são aminoácidos essenciais?
Os aminoácidos são moléculas que atuam como subunidades na formação das proteínas. Sua classificação se dá em dois grupos principais:
Aminoácidos essenciais que são aqueles que só podem ser obtidos por meio da alimentação, uma vez que o corpo humano não é capaz de sintetizá-los;
E os Aminoácidos não essenciais, que ao contrário dos aminoácidos essenciais, são produzidos pelo corpo humano.
Quais são os benefícios do Whey Protein?
Além da ajuda no ganho de massa muscular, o Whey Protein auxilia no aumento de força, recuperação muscular e na saciedade. Ademais, estudos mostram que a suplementação de Whey Protein pode diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a liberação de leptina, hormônio que diminui o apetite.
Outro estudo publicado em março de 2018, na revista Nature, observou uma queda significativa na pressão arterial sistólica de indivíduos hipertensos que consumiram 28 gramas de whey. Além disso, há a hipótese de que o whey melhorou as medidas de rigidez arterial ao longo de 8 horas após o seu consumo.
Quem pode consumir Whey Protein?
Como visto, são diversos os benefícios do Whey Protein. Mas, quem pode consumi-lo e qual a melhor forma de consumo?
Geralmente, existem dois casos em que se realiza a indicação do Whey Protein: para atletas e pessoas com déficit nutricional. Nesses dois casos, recomenda-se a suplementação quando a alimentação sozinha não é capaz de fornecer a quantidade necessária de proteína que o indivíduo necessita.
Além do mais, é importante consultar um nutricionista antes de fazer o uso de qualquer tipo de suplemento. Uma vez que só um profissional capacitado poderá informar qual suplemento e quantidade cada indivíduo poderá consumir.