Praticar musculação ajuda no emagrecimento?

musculação e emagrecimento

Será que praticar musculação ajuda no processo de emagrecimento? leia o post abaixo para descobrir!

Você já se pegou comparando, por meio de relógios como smartwatches, as calorias gastas em um treino de musculação e em uma corrida? Se a resposta for positiva, é possível que você tenha concluído que, durante atividades aeróbicas, o gasto calórico é muito maior, não é verdade? Embora os resultados exibidos pelos smartwatches sejam apenas estimativas e não reflitam exatamente o gasto calórico real, atividades aeróbicas tendem a gastar mais calorias durante a atividade.

No entanto, a musculação também é uma poderosa aliada no emagrecimento, devido a outros fatores que serão explicados a seguir.

O que é Balanço Calórico Negativo?

O processo de emagrecimento é basicamente baseado no balanço calórico negativo. Esse balanço ocorre quando o indivíduo gasta mais calorias do que consome com a alimentação. Portanto, para emagrecer, é necessário estar em déficit calórico.

Existem algumas maneiras de atingir o déficit calórico. A primeira é por meio de uma dieta de restrição calórica, na qual o indivíduo consome menos calorias do que o valor da sua taxa metabólica basal (a quantidade de calorias necessárias para manter o corpo funcionando em repouso). A segunda maneira é através da prática de exercícios físicos, que aumenta o gasto calórico.

Musculação e Gasto Energético

Em relação ao gasto calórico, há várias variáveis que influenciam a quantidade de calorias gastas durante uma sessão de treino, como a carga, o volume de treino e a duração da sessão. Contudo, após o treino, o corpo continua gastando calorias para recuperar o tecido muscular e retornar aos níveis basais. Esse efeito é conhecido como EPOC (consumo de oxigênio pós exercício).

Além do EPOC, há outras alterações metabólicas decorrentes dos estímulos crônicos do treinamento de força. Uma dessas alterações é o aumento no número de mitocôndrias dentro das células musculares, tornando os músculos mais eficientes na oxidação de gorduras.

Dessa forma, os músculos funcionam como usinas metabólicas, uma vez que o processo de beta-oxidação (oxidação das gorduras para gerar uma molécula de Acetil-CoA, que será usada posteriormente para gerar energia na mitocôndria) ocorre dentro das células musculares.

Ademais, manter uma quantidade significativa de massa muscular exige uma maior quantidade de calorias. Indivíduos musculosos tendem a ter uma taxa metabólica basal muito maior do que aqueles com menos massa muscular.

Além disso, um estudo realizado na Universidade de Stanford demonstrou que a musculação é mais eficiente no processo de emagrecimento e no controle do açúcar no sangue do que os exercícios aeróbicos. Assim, construir e manter músculos demanda uma grande quantidade de calorias, o que torna a musculação uma prática eficaz para o emagrecimento.

Conclusão

Diante do exposto, fica claro que a musculação é uma forte aliada no processo de emagrecimento. Vários fatores contribuem para um maior gasto calórico, incluindo o treino, a recuperação e as adaptações fisiológicas ao exercício. Além disso, é importante destacar que a combinação de exercícios resistidos e aeróbicos com um plano alimentar adequado pode potencializar o emagrecimento.

Leia também o nosso post: Musculação reduz a pressão arterial em indivíduos hipertensos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima