Quais são os hormônios liberados durante a prática de atividades físicas?

Manter o corpo em movimento é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Neste sentido, um dos principais benefícios da prática de atividade física é a liberação de hormônios que regulam várias funções no organismo e promovem o bem-estar.

Além disso, a prática regular de exercícios físicos contribui para a melhora da autoestima, humor e disposição para realização de outras atividades no dia a dia.

Quer saber quais são os hormônios liberados durante a prática de atividade física e quais os seus benefícios? Leia este post e fique por dentro do assunto!

Qual a importância da atividade física?

Antes de falar sobre os benefícios da atividade física e os hormônios liberados durante a prática de exercícios físicos é importante mencionar a diferença entre atividade física e exercício físico.

Atividade física é um comportamento que envolve movimentos voluntários do corpo humano como caminhar, correr e atividades domésticas. No entanto, quando uma atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar algumas valências físicas como aumento da massa muscular, flexibilidade, equilíbrio, resistência cardiorrespiratória, estamos falando sobre exercício físico. Assim, todo exercício físico é uma atividade física, porém nem toda atividade física é um exercício físico.

Isto posto, a prática regular de atividade física promove vários benefícios para os seres humanos como:

  • Liberação de hormônios que promovem o bem-estar;
  • Fortalecimento do sistema cardiovascular;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Aumento da massa muscular e densidade óssea;
  • Redução do percentual de gordura corporal;
  • Prevenção e tratamento de várias doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

 

Quais hormônios são liberados durante a prática de atividades físicas?

Saber quais são os hormônios liberados durante a prática de atividade física é importante pois permite compreender a ação dessas substâncias na promoção da saúde e bem-estar. Diante disso, confira abaixo os principais hormônios liberados durante a prática de atividade física e veja quais são seus benefícios para o organismo!

Endorfina

Substância produzida quando o corpo está em estado de movimento, principalmente, em atividades aeróbicas. Um de seus principais efeitos é a sensação de recompensa que ela provoca após a prática de atividades físicas.

A endorfina é um hormônio que auxilia no alívio das dores e do estresse. Assim, alguns de seus maiores benefícios são a redução dos sintomas de ansiedade e irritabilidade, melhora da qualidade do sono, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da disposição.

Serotonina

A serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, tem como sua ação principal a regulação emocional. Desta forma, atua em diversas funções cognitivas, como memória e atenção.

Além disso, a serotonina auxilia no controle da frequência cardíaca e reduz o risco do desenvolvimento de doenças como hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor associado ao sistema de recompensa. Portanto, exerce forte influência na motivação, atenção e sensação de prazer durante a realização das atividades físicas.

Outro benefício que merece ser destacado é o de que a produção de dopamina durante a prática de atividades físicas previne o envelhecimento precoce das células do sistema nervoso.

Adrenalina

Conhecida por muito como epinefrina, é um hormônio produzido diante de situações de estresse e medo. Contudo, durante a prática de exercícios físicos, a substância também pode ser liberada.

Dentre os principais benefícios ocasionados pela liberação de adrenalina estão a sensação de energia e alerta, queima de calorias e maior irrigação da musculatura periférica ocasionada por um aumento na frequência cardíaca.

Irisina

Hormônio liberado, especialmente pelos músculos, durante a prática de atividades físicas, contém propriedade anti-inflamatórias.  Essa substância está relacionada ao controle da massa adiposa, tolerância à glicose e melhora da resistência à insulina. Ademias, uma pesquisa realizada pela UNESP encontrou indícios de que a irisina pode causar efeitos terapêuticos em casos de Covid 19.

 

Enfim, os hormônios produzidos pelo organismo humano em resposta à prática de exercícios físicos são substâncias que trazem equilíbrio metabólico e estão presentes em maiores quantidades em pessoas fisicamente ativas. Tais evidências reforçam a importância da prática de exercícios físicos para a prevenção do surgimento de doenças e manutenção da saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima